Está aberto o período de submissão de artigos para a Revista da Esmal

Pesquisadores, professores e alunos de pós-graduação devem ficar atentos ao período para submissão de artigos à Revista da Esmal. Para que os textos sejam avaliados e publicados ainda na edição de 2019 da publicação científica, as contribuições devem ser entregues até dia 30 de junho. 

Para submeter artigos, os autores devem acessar o site da publicação. Serão aceitas contribuições nas modalidades artigo/ensaio, que consiste em uma reflexão a partir de pesquisa bibliográfica ou de campo sobre determinado tema; comunicação, que é um relato de pesquisa, esteja ela concluída ou em andamento; ou revisão de literatura, ou seja, um levantamento crítico sobre um tema a partir da bibliografia disponível. 

Advogados, membros dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, do Ministério Público, do Tribunal de Contas, da Defensoria Pública, também podem inscrever artigos, que devem tratar da diversidade de conteúdos que compõem a área do Direito, em especial os que abrangem temáticas de interesse do Judiciário e suas dimensões políticas, filosóficas, sociológicas e históricas.

A edição de 2019 será a oitava edição impressa e quarta em formato digital da publicação científica da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), dirigida pelo desembargador Fábio Bittencourt. Os trabalhos enviados para a Revista são avaliados por profissionais de reconhecida formação e experiência, preferencialmente mestres e doutores, de instituições de ensino superior e/ou pesquisa. Cada artigo é examinado por pelo menos dois revisores, que não têm acesso ao nome dos seus autores, o que diminui a subjetividade e a influência de preferências pessoais ou ideológicas no processo de análise.

Serão admitidos para análise artigos com até três autores, sendo que pelo menos um deles deve possuir título de mestre ou de doutor. Os pesquisadores podem enviar seus trabalhos o ano inteiro, porém, os artigos submetidos e aprovados a partir do mês de julho serão publicados apenas na edição do ano seguinte. 

Clique aqui para ler as últimas edições da publicação.

Carolina Amâncio - Esmal TJ/AL

imprensa@tjal.jus.br - (82) 2126-5378