Esta é uma versão desatualizada publicada em 2021-01-12. Leia a versão mais recente.

SUJEIÇÃO CRIMINAL E SEU PROCESSO DE DOMINAÇÃO IDEOLÓGICA: CRÍTICA JUSFILOSÓFICA ACERCA DA SELETIVIDADE DO SISTEMA CRIMINAL

Autores

  • José Afrânio Alves de Santana Filho
  • Douglas de Assis Bastos UFAL

DOI:

https://doi.org/10.29327/2437258.1.5-14

Palavras-chave:

Sujeição Criminal. Criminologia Crítica. Ideologia.

Resumo

A pesquisa em vértice analisa a forma como determinadas ideologias buscam, historicamente, por meio da institucionalizada violência do sistema criminal, o controle de corpos negros. Para aprofundar a crítica, usamos duas semânticas gerais do tremo “ideologia”, sendo a primeira a sua vertente “positiva” que apenas descreve a perspectiva política e econômica da organização do Estado, e sua semântica “negativa”, enquanto a negação e falseamento da realidade empírica, no sentido de entender a forma como o Estado, em sua face política liberal, se utiliza do aparato repressivo institucionalizado para naturalizar seu sistema econômico rechaçado por desigualdades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Afrânio Alves de Santana Filho

Graduando em Direito e pesquisador PIBIC pela Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste - SEUNE, pesquisador integrante do Grupo de estudos avançados - G. E. A./ IBCCRIM e membro do grupo de pesquisa Biopolítica e Processo Penal.

Douglas de Assis Bastos, UFAL

Mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Alagoas. Especialista em Ciências Criminais pela

UNISUL-SC em parceria com o Instituto Pan-americano de Política Criminal. Especialista em Direito Constitucional pela UNESA-RJ. Professor das disciplinas de Direito Penal, Processo Penal, Execução Penal e Legislação Penal Especial em cursos de graduação, pós-graduação e preparatórios para concursos públicos e exames de ordem. Pesquisador do Laboratório de Direitos Humanos da FDA-UFAL e do Núcleo de Estudos sobre a Violência em Alagoas do ICS-UFAL.

Downloads

Publicado

2021-01-12

Versões

Edição

Seção

Artigos