O AVESSO DOS SENTIDOS DO DISCURSO BRASKÉN

ENTENDA O QUE VEM SENDO FEITO EM MACEIÓ-AL

Autores

  • Zoroastro Pereira de Araújo Neto Instituto Federal de Alagoas
  • Maria Francisca Oliveira Santos Universidade Federal de Alagoas e Universidade Estadual de Alagoas
  • Rosiane Maria Barros Santos Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.29327/2437258.1.8-1

Resumo

À luz da Análise Crítica do Discurso e da Nova Retórica, este trabalho objetiva descortinar as significações discursivas de uma realidade trágica: o afundamento de quatro bairros em Maceió-AL, provocado pela empresa Braskem, ao explorar o subsolo para extração do minério sal-gema, desde 1976, expulsando mais de cem mil famílias de suas casas. O corpus é um Informe Publicitário divulgado pela empresa, em fevereiro de 2021, a partir de termos de acordos (TACs) com os Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual. A pesquisa é qualitativa e os constructos teóricos são os de Aristóteles (2011), Fairclough (2001), Ferreira (2015, 2021), Perelman; Olbrechts-Tyteca (2014), Santos (2018), entre outros. Dessa maneira, ao entrelaçar argumentos discursivos com imagens, percebe-se o uso de elementos referentes para construir uma tessitura imagética de si descolada do problema causado por si, pela relação linguagem-mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zoroastro Pereira de Araújo Neto, Instituto Federal de Alagoas

Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP-2011). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal-2000). Graduado em Administração pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac-1998). Atualmente, é Professor efetivo do Instituto Federal de Alagoas (IFAL).

Maria Francisca Oliveira Santos, Universidade Federal de Alagoas e Universidade Estadual de Alagoas

Possui Mestrado e Doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1998) e Pós-Doutorado, na mesma área, pela Universidade Federal da Bahia (2009). Atualmente, é professora titular da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL/Arapiraca) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL).

Rosiane Maria Barros Santos, Universidade Federal de Alagoas

Assistente Social e Pedagoga. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Especialista em Docência do Ensino Superior e Psicopedagogia. É professora nos cursos de pedagogia da Faculdade da Cidade de Maceió- FACIMA e do Centro de Estudos Superiores de Maceió-CESMAC.

Downloads

Publicado

2023-05-15 — Atualizado em 2024-11-22

Versões

Edição

Seção

Artigos