O CONSTITUCIONALISMO LATINO-AMERICANO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O RECONHECIMENTO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS COMO NOVOS SUJEITOS DE DIREITO

Autores

  • João Paulo de Carvalho Vasconcelos

DOI:

https://doi.org/10.29327/2437258.1.9-3

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar, por intermédio de metodologia dedutiva de revisão bibliográfica, as contribuições do novo constitucionalismo latino-americano para o surgimento de novos sujeitos de direito, notadamente os movimentos sociais, em especial o Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR). A problemática foi analisada em perspectiva decolonial, a partir do levantamento das raízes históricas que antecederam o surgimento do Estado Moderno, sua insuficiência para lidar com os problemas dos países latinos e a crise da modernidade. Finalmente, reflete-se acerca do pluralismo jurídico como elemento do novo constitucionalismo e como meio de articulação para o surgimento dos novos sujeitos de direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo de Carvalho Vasconcelos

Mestrando em Direito Público pela Faculdade de Direito de Alagoas - FDA/UFAL. Graduado em Direito pelo Centro Universitário CESMAC. Pós-Graduado em Direito Processual pela Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas. Pós-graduando em Gestão da Jurisdição Inovadora, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Assessor Jurídico no Tribunal Regional Federal da 5 Região-TRF5. 

Downloads

Publicado

2024-04-19 — Atualizado em 2025-02-11

Versões

Edição

Seção

Artigos