PERFIL INSTITUCIONAL DOS SERVIÇOS DE ACOLHIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM ALAGOAS

Autores

  • Glaucya Núbia Barros dos Santos
  • Elisangela Ferreira da Silva
  • Débora de Siqueira Araújo Rodrigues
  • José Hamilton Ramos Azevedo

Resumo

O presente estudo tem a finalidade de apresentar e avaliar o perfil institucional dos serviços de acolhimento de crianças e adolescentes de Alagoas. Para as análises quantitativa e qualitativa, foram definidos os critérios que indicam padrões e tendências a respeito da regulamentação de funcionamento, da estrutura física, dos recursos humanos e financeiros, do atendimento, das atividades ofertadas aos usuários. A avaliação dos resultados permitiu observar que os maiores entraves para a concretização do que está previsto no ECA e nas demais normativas que regulamentam os Serviços de Acolhimento para crianças e adolescentes decorrem da ausência da oferta deste serviço em alguns municípios, da rotatividade e carência de profissionais, da inadequação da estrutura física às necessidades dos usuários e da permanência prolongada de alguns acolhidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glaucya Núbia Barros dos Santos

Assistente Social do Tribunal de Justiça de Alagoas. Mestra e Doutoranda em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas (PPGSS-UFAL). 

 

Elisangela Ferreira da Silva

Assistente Social do Tribunal de Justiça de Alagoas. Especialista em Políticas Públicas e Planejamento Governamental pela UNIT. Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas.

Débora de Siqueira Araújo Rodrigues

Psicóloga do Tribunal de Justiça de Alagoas formada pela Universidade Federal de Alagoas.

José Hamilton Ramos Azevedo

Diretor Departamental do Tribunal de Justiça de Alagoas. Graduação em Direito e Pós-Graduação Latu Sensu em Direito Processual pelo CESMAC.

Downloads

Publicado

2025-07-29 — Atualizado em 2025-07-29

Versões

Edição

Seção

Artigos