TOMBAMENTO E MODERNIZAÇÃO

ESTUDO DE CASO SOBRE O ASFALTAMENTO DO CENTRO HISTÓRICO DE POMBAL-PB SOB A PERSPECTIVA DO DIREITO ADMINISTRATIVO E DO DECRETO-LEI N° 25/1937

Autores

  • Ana Clara Vieira Abrantes Universidade Federal de Campina Grande
  • Ana Clara Trajano Bezerra Universidade Federal de Campina Grande
  • Ericleuson Cruz de Araújo Universidade Federal de Campina Grande

Resumo

A presente pesquisa aborda as transformações do Direito Administrativo Contemporâneo e os conflitos que podem surgir entre seus princípios. O objetivo é realizar um estudo de caso sobre a pavimentação asfáltica do centro histórico do município de Pombal, na Paraíba, analisando se essa pavimentação gera um conflito de princípios administrativos. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, partindo do método indutivo, de um caso específico para compreensões gerais, complementado por pesquisa qualitativa e técnicas de pesquisa bibliográfica. Os resultados indicaram que o tombamento é um importante instituto jurídico para a preservação histórica e cultural de um local, mas que a urbanização e a modernização também devem ser levadas em consideração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Clara Vieira Abrantes, Universidade Federal de Campina Grande

Graduanda em Direito na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Pesquisadora CNPq. 

Ana Clara Trajano Bezerra, Universidade Federal de Campina Grande

Graduanda em Direito pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). 

Ericleuson Cruz de Araújo, Universidade Federal de Campina Grande

Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande (PPGCS/UFCG). Especialista em Direito Previdenciário pelo Centro de Ensino Superior Dom Alberto (CESDA). Graduado em Direito pelo Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Estadual da Paraíba (CCJ/UEPB). Professor de Sociologia Geral e Jurídica, Antropologia Geral e Jurídica, Direito Administrativo, Direito Previdenciário, Direito das Obrigações e Contratos.  

Downloads

Publicado

2025-11-19

Edição

Seção

Artigos