MAPEAMENTO DE PROCESSOS: UMA PROPOSTA PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DE ALAGOAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/2437258.1.3-7

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento. Processos de trabalho. Administração Judiciária.

Resumo

As organizações têm se preocupado cada vez mais com o conhecimento tácito e com a gestão desse ativo intangível, considerado um diferencial competitivo. Neste sentido, o presente estudo se propõe a desenvolver uma proposta para implantar a Gestão do Conhecimento na Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas, baseada no mapeamento de processos, de modo a preservar e reter o conhecimento dos seus colaboradores, convertendo-o em conhecimento explícito. A proposta resultante da pesquisa integra conceitos de gestão do conhecimento e mapeamento de processos e define procedimentos para o mapeamento de processos no âmbito da Esmal. A implementação da proposta permitirá converter o conhecimento tácito individual em conhecimento explícito e organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirian Ferreira Alves

Mestra em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília - PPGCINF-UNB. Analista Judiciário Especializado no Tribunal de Justiça de Alagoas.

Downloads

Publicado

2018-12-11 — Atualizado em 2025-03-20

Versões

Edição

Seção

Artigos