LEI MARIA DA PENHA

UMA ANÁLISE SOBRE A APLICABILIDADE DA LEI 11.340/06 ÀS MULHERES TRANSEXUAIS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR À LUZ DO RECONHECIMENTO EM AXEL HONNETH

Autores

  • Jessica Hind Ribeiro Costa
  • Olga Jubert Gouveia Krell
  • Maria Luiza S. Falcão de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.29327/2437258.1.8-7

Resumo

O presente trabalho objetiva a análise da aplicabilidade da Lei Maria da Penha às mulheres transexuais vítimas de violência doméstica e familiar. Para tanto, investiga-se por meio dos estudos de Berenice Bento a definição de gênero, além de explorar o conceito de transexualidade, fazendo uma intersecção com a violência sofrida pelas mulheres trans. Considerando se tratar de uma minoria, será abordado o contexto de exclusão social a partir da diferença ao cenário heteronormativo a partir de Axel Honneth. Além disso, busca analisar a amplitude da Lei n° 11.340/06, como forma de averiguar se a proteção prevista na legislação abarca como sujeito passivo as mulheres transexuais. Observa-se o Projeto de Lei 8.032/2014 e o Projeto de Lei 191/2017 que estão em trâmite e têm como intuito a modificação da Lei Maria da Penha para que haja, de forma expressa, a proteção das mulheres trans. Ademais será analisada a decisão da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça que estabeleceu que a Lei 11.340/06 se aplica aos casos de violência doméstica e familiar contra as mulheres transexuais. Conclui-se que a Lei Maria da Penha é aplicável às mulheres transexuais  e faz-se uma análise nacional sobre a violência sofrida pelas mulheres trans. Para isto, utilizou-se pesquisa bibliográfica, documental e legislativa, além da coleta de dados, da decisão exarada pelo STJ e também de páginas oficiais do Planalto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jessica Hind Ribeiro Costa

Doutora e Mestra em Direito das Relações Sociais e Novos Direitos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-Doutora em Desigualdades Globais e Justiça Social (FLCSO-UnB). Pós-Doutora em Direito e Novas Tecnologias pela Mediterranea International Centre for Human Rights Research. Professora dos Cursos de Graduação e Mestrado em Direito da Universidade Católica de Salvador (UCSAL).

Olga Jubert Gouveia Krell

Doutora e Mestra em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Associada de Sociologia do Direito dos Cursos de Graduação e Mestrado em Direito da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Maria Luiza S. Falcão de Almeida

Graduada em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Integrante do Instit. Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM).

Downloads

Publicado

2023-09-12 — Atualizado em 2024-11-22

Versões

Edição

Seção

Artigos