“BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO”: UMA ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE A CONSTRUÇÃO SELETIVA DA IMAGEM DO CRIMINOSO NOS JORNAIS ALAGOANOS

Autores

  • Tatiana Magalhães Florêncio Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste - SEUNE
  • Marcos Henrique Souza da Silva Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste -SEUNE

DOI:

https://doi.org/10.29327/2437258.1.3-14

Palavras-chave:

Análise do Discurso. Direitos Humanos. Criminologia. Imagem do Criminoso. Discurso jornalístico.

Resumo

Este artigo analisa a forma como os principais jornais online alagoanos constroem a imagem do criminoso, buscando perceber como a frase “bandido bom é bandido morto” funciona como elemento pré-construído implícito em notícias veiculadas nas páginas de polícia desses veículos. O trabalho é embasado na teoria da Análise do Discurso (AD) francesa. A partir disso, discute-se sobre direitos e garantias individuais negados àqueles que emprestam seus nomes e imagens às notícias bem como se busca entender a construção da criminalidade na atual sociedade. A análise demonstrou uma abordagem seletiva dos sujeitos acusados de crimes.

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Biografia do Autor

Tatiana Magalhães Florêncio, Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste - SEUNE

Doutora em linguística pela Universidade Federal de Alagoas. Professora de Direito e Linguagem, Língua Portuguesa e Orientação à Monografia na Faculdade Seune-AL

Marcos Henrique Souza da Silva, Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste -SEUNE

Graduando em Direito pela Faculdade Seune. Pesquisador de Iniciação Científica (2016/2017 e 2017/2018)

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Publicado

2018-12-11 — Atualizado em 2025-03-20

Versões

Edição

Seção

Artigos