O CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE NO ÂMBITO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE ALAGOAS

Autores

  • Eric Baracho Dore Fernandes Tribunal de Justiça de Alagoas
  • Marcus Vinícius Bacellar Romano Procuradoria Geral do Estado do Maranhão.

DOI:

https://doi.org/10.29327/2437258.1.4-12

Palavras-chave:

Controle de Constitucionalidade. Constituição Estadual. Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas.

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar as disposições da Constituição do Estado de Alagoas relativas ao controle de constitucionalidade concentrado e difuso. Além disso, pretende-se estudar como as premissas do controle jurisdicional de constitucionalidade vem sendo aplicadas pelos órgãos integrantes do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eric Baracho Dore Fernandes, Tribunal de Justiça de Alagoas

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Universidade Federal Fluminense - UFF. Pós-graduado pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro - EMERJ. Pós-graduado pela Universidade Cândido Mendes - UCAM. Bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas - TJAL (aprovado em 1º lugar em concurso de provas e títulos). Foi também nomeado como Juiz de Direito Substituto do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, mas não assumiu o cargo. Professor de Direito Constitucional

Marcus Vinícius Bacellar Romano, Procuradoria Geral do Estado do Maranhão.

Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal Fluminense. Procurador do Estado do Maranhão. Professor Universitário e palestrante.

Downloads

Publicado

2019-11-08 — Atualizado em 2025-03-20

Versões

Edição

Seção

Artigos