LEGITIMIDADE, LEGALIDADE, INTERESSE PÚBLICO E OS PLANOS DA EXISTÊNCIA, VALIDADE E DA EFICÁCIA NA SUSPENSÃO DE SEGURANÇA

Autores

  • Tutmés Airan de Albuquerque Melo
  • Manoel Cavalcante de Lima Neto Universidade Federal de Alagoas
  • Mariana Aires Athayde

DOI:

https://doi.org/10.29327/2437258.1.5-1

Palavras-chave:

Suspensão de segurança. Legitimidade. Interesse público. Plano da eficácia.

Resumo

O presente artigo busca contribuir com uma abordagem substancial para esclarecer aspectos nebulosos da processualística da suspensão de segurança. Através da abordagem do conceito de flagrante ilegitimidade, enfrenta a controvertida questão de análise da juridicidade no âmbito suspensivo, procurando demonstrar como ele consiste num termo amplo, que engloba a legalidade, a juridicidade e as consequências da decisão em políticas públicas. As investigações nessa direção são complementadas com uma análise sobre os planos da existência, validade e eficácia, que permitem fixar a inconfundibilidade do pronunciamento jurídico sobre legalidade e juridicidade na suspensão e nos recursos. Explora-se, ainda, o conceito de interesse público e sua suficiência para atuar como hipótese isolada para a suspensão. Assim, são lançadas bases mais substantivas para atender a realidade dos desafios enfrentados na práxis jurídica, longe de abstrações pouco pragmáticas e úteis ao Direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tutmés Airan de Albuquerque Melo

Desembargador Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (TJ/AL). Mestre em Direito (UFPE). Professor da Universidade Federal do Estado de Alagoas (UFAL).

Manoel Cavalcante de Lima Neto, Universidade Federal de Alagoas

Mestre e Doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. juiz de direito - Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas, professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas e Professor do Centro Universitário Tiradentes - UNIT. http://lattes.cnpq.br/4072551451129468

Mariana Aires Athayde

Assessora da Presidência do Tribunal de Justiça (TJ/AL). Mestranda em Direito da Universidade Federal do Estado de Alagoas (UFAL).

Downloads

Publicado

2020-12-18 — Atualizado em 2025-03-20

Versões

Edição

Seção

Artigos