POLÍCIA E GÊNERO EM ALAGOAS

UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA PATRULHA MARIA DA PENHA SOB A PERSPECTIVA DO POLICIAMENTO DE PROXIMIDADE

Autores

  • Andrea de Azevedo Santa Rosa Universidade Federal de Alagoas
  • Elaine Cristina Pimentel Costa Universidade Federal de Alagoas

Resumo

O artigo analisa a atuação da Patrulha Maria da Penha em Alagoas sob a ótica do policiamento de proximidade. Inicialmente, aborda a Lei nº 11.340/2006, destacando seu caráter preventivo. Em seguida, examina as características do policiamento de proximidade e, por fim, apresenta a Patrulha Maria da Penha em Alagoas, tratando de sua criação e dos dados de sua atuação, para verificar se a finalidade preventiva tem sido alcançada. Conclui-se que a Patrulha vem cumprindo o objetivo para o qual foi instituída. O estudo utilizou revisão bibliográfica e análise documental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea de Azevedo Santa Rosa, Universidade Federal de Alagoas

Graduada em Direito pela Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Ciências Criminais pela Faculdade Guanambi e Direitos Humanos pela Faculdade CERS. Mestra em Direito pela Universidade Federal de Alagoas. Analista Judiciária do Tribunal de Justiça de Alagoas.

Elaine Cristina Pimentel Costa, Universidade Federal de Alagoas

Graduada em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (1999), mestra em Sociologia pela Universidade Federal de Alagoas (2005), doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Professora dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado) em Direito da Faculdade de Direito de Alagoas, da Universidade Federal de Alagoas. 

Downloads

Publicado

2025-11-17 — Atualizado em 2025-11-19

Versões

Edição

Seção

Artigos