Esta é uma versão desatualizada publicada em 2023-11-08. Leia a versão mais recente.

ATIVISMO JUDICIAL NOS ESTADOS UNIDOS E NO BRASIL

UM ESTUDO COMPARADO

Autores

  • Fábio Manoel Fragoso Bittencourt Araújo
  • Eduardo Filipe Alves Martins Universidade de Lisboa
  • Luísa Lima Bastos Martins

DOI:

https://doi.org/10.29327/2437258.1.8-9

Resumo

O presente trabalho se destina ao estudo do fenômeno do ativismo judicial no Estados Unidos e no Brasil. A pergunta que norteia a pesquisa foi: o ativismo judicial exercido pela Suprema Corte norte americana ocorre em padrão idêntico ao ativismo desempenhado na Corte Constitucional brasileira? Nessa perspectiva, o objetivo do trabalho é realizar um estudo de direito comparado acerca do ativismo judicial nos Estados Unidos e no Brasil. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo. Os resultados apontaram que a postura ativista desempenhada pelo Tribunal norte americano possui características diferentes do comportamento ativista adotado no Tribunal brasileiro. A conclusão alcançada é de que o ativismo judicial da Suprema Corte dos EUA serve como autocontenção de um Poder Legislativo bastante atuante, enquanto no Supremo Tribunal Federal acontece por conta da letargia dos atores políticos na regulação de temas sensíveis para a sociedade brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Manoel Fragoso Bittencourt Araújo

Advogado. Doutorando em Direito e Mestre em Administração Pública pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa – IDP. Pós-graduado em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários – IBET.

Eduardo Filipe Alves Martins, Universidade de Lisboa

Advogado. Mestrando em Gestão Pública pela Universidade de Lisboa - UL. Especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa - IDP. 

Luísa Lima Bastos Martins

Advogada. Mestre em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas pelo Centro Universitário do Distrito Federal - UDF. 

Downloads

Publicado

2023-11-08

Versões

Edição

Seção

Artigos