MEDIAÇÃO FAMILIAR: A EFICIÊNCIA DO MEIO AUTOCOMPOSITIVO NO COMBATE A SÍNDROME DA ALIENAÇÃO PARENTAL

Autores

  • Paulo Ricardo Silva Lima Centro Universitário Tiradentes - UNIT
  • Ana Carolina Trindade Soares Cohen Doutoranda em Ciências Jurídicas pela Universidade do Minho (Portugal).
  • Laryssa Matias De Lima Santos Universidade Candido Mendes - UCAM-PROMINAS

DOI:

https://doi.org/10.29327/2437258.1.4-1

Palavras-chave:

SAP. Mediação. Conflito.

Resumo

Um dos maiores problemas enfrentados por muitas famílias brasileiras é a Síndrome da Alienação Parental (SAP), esta ocorre corriqueiramente nos processos de separação matrimonial, provocando danos algumas vezes irreparáveis na vida dos filhos. Nessa senda, a pesquisa consistiu em averiguar os reflexos negativos e os efeitos que a SAP produz na intimidade familiar como também analisar a eficiência da mediação como meio alternativo para a resolução dessa espécie de conflito, para, por conseguinte, identificar as consequências da alienação no âmbito jurídico. Destarte, para produzir o presente artigo optou-se pela abordagem da pesquisa qualitativa sob a ótica do método dialético.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Ricardo Silva Lima, Centro Universitário Tiradentes - UNIT

Mestrando em Ciência da Informação - Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Bacharel em Administração Pública - Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, Graduando em Direito pelo Centro Universitário Tiradentes - UNIT.

Ana Carolina Trindade Soares Cohen, Doutoranda em Ciências Jurídicas pela Universidade do Minho (Portugal).

Doutoranda em Ciências Jurídicas pela Universidade do Minho (Portugal). Graduada em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (2006). Mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Alagoas (2008). Professora Adjunta do Curso de Direito do Centro Universitário Tiradentes - UNIT, nas disciplinas Teoria Geral do Direito Civil, Direito de Família e Direito das Sucessões. É membro do Núcleo Docente Estruturante e do Colegiado do Curso de Direito do UNIT. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa do UNIT. É membro colaborador do Grupo de Direitos Humanos do Centro de Investigação de Justiça e Governação - JUSGOV da Escola de Direito da Universidade do Minho - Portugal. Advogada.

Laryssa Matias De Lima Santos, Universidade Candido Mendes - UCAM-PROMINAS

Graduada em Direito pelo Centro Universitário Tiradentes - UNIT, Pós-graduanda em Direito de família e mediação de conflitos - UCAM-PROMINAS.

Downloads

Publicado

2019-11-08 — Atualizado em 2025-03-20

Versões

Edição

Seção

Artigos