DROGAS E SUA REPERCUSSÃO NO MUNDO ECONÔMICO E POLÍTICO: COMO O PROBLEMA PRECISA SER PENSADO

Autores

  • Karla Padilha Rebelo Marques MINISTERIO PÚBLICO DE ALAGOAS UNIVERSIDADE DE COIMBRA

DOI:

https://doi.org/10.29327/2437258.1.3-6

Palavras-chave:

Drogas. Corrupção. Poder

Resumo

São analisados os aspectos econômico, político e social da droga, com foco na realidade brasileira e em suas peculiaridades geográficas e institucionais. Buscam-se identificar as relações existentes entre a droga, a corrupção e a violência, muito mais robustas em países com baixos índices de desenvolvimento e com precário atendimento às necessidades básicas da população. Este estudo, através de revisão bibliográfica especializada, conclui pela necessidade de reengenharia da política anti-drogas, buscando-se fugir de uma abordagem eminentemente repressiva e punitivista em direção a intervenções que apontem para alternativas mais racionalmente eficazes no enfrentamento da nefasta influência exercida pelo mundo das drogas, em todas as esferas de poder. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Padilha Rebelo Marques, MINISTERIO PÚBLICO DE ALAGOAS UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Promotora de Justiça. Professora de pós graduação. Doutoranda em Ciências Jurídico-Criminais, Universidade de Coimbra. Pesquisadora Visitante do Instituto Max-Planck, Freiburg/2015. Investigadora em Projeto do IDPEE (Portugal). Autora de 2 livros. 

Doutoranda em Ciências Jurídico-Criminais, Universidade de Coimbra - Portugal e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Downloads

Publicado

2018-12-11 — Atualizado em 2025-03-20

Versões

Edição

Seção

Artigos