A TEORIA DO FATO JURÍDICO, O NEGÓCIO JURÍDICO PROCESSUAL E O PROCESSO DO TRABALHO

Autores

  • Nathália de Araújo Oliveira de Oliveira Aguiar Mestranda em Direito Público e Graduada em Direito pela Universidade Federal de Alagoas - FDA/UFAL. Especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET.
  • Cecília Monte Xavier de Souza Mestre em Direito pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL

DOI:

https://doi.org/10.29327/2437258.1.3-8

Palavras-chave:

Teoria do Fato Jurídico. Negócio jurídico. Negócio jurídico processual. Processo do trabalho.

Resumo

As normas jurídicas trazem em seu conteúdo a descrição de suportes fácticos que, ao ocorrem no mundo dos fatos, sofrem a incidência das normas, tornando-se fatos jurídicos. Temos que os fatos jurídicos lato sensu lícitos se dividem em fato jurídico em sentido estrito, ato-fato jurídico e ato jurídico, subdividindo-se este último ainda em ato jurídico em sentido estrito e negócio jurídico. Provocado pela inovação trazida no art. 190 do CPC/2015, este estudo busca analisar o negócio jurídico processual à luz da Teoria do Fato Jurídico, verificando a possibilidade ou não de sua aplicação ao processo do trabalho.

 

     

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathália de Araújo Oliveira de Oliveira Aguiar, Mestranda em Direito Público e Graduada em Direito pela Universidade Federal de Alagoas - FDA/UFAL. Especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET.

      

Cecília Monte Xavier de Souza, Mestre em Direito pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL

    

Downloads

Publicado

2018-12-11 — Atualizado em 2025-03-20

Versões

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)